terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Norte Inglês

Ontem estava eu no Shennanigan's, pub irlandês em ipanema. Vou ao banheiro e, só deus sabe o motivo, começo a conversar com um estrangeiro. Estávamos participando de um quiz, que acabara de terminar. Ele me disse "Essas perguntas são feitas para americano, né? Que merda!". Imediatamente eu perguntei se ele era inglês. Ele falou que era, claro, e pelo sotaque concluí que ele não devia ser de Londres. "Sou do Norte. Sou um Menino do Norte". Eu, fã declarado de duas bandas de Manchester, norte da Inglaterra, perguntei se ele era da cidade. Ele disse que não, mas que havia morado lá durante 18 anos. E que a banda favorita dele era... OASIS! Confesso que fiquei emocionado. O Oasis, como sabem, é minha banda favorita e terminou recentemente depois de uma das muitas brigas entre os irmão Liam e Noel Gallagher. Ficamos algum tempo discutindo sobre os grandes shows do Oasis em Manchester (que ele, sortudo, assistiu a quase todos) e se havia possibilidade da banda voltar às atividades. Nós, claro, fomos otimistas e garantimos um para o outro que a banda voltará em breve.

Fora o Oasis, Manchester tem ótimas bandas que surgiram principalmente nos anos 80, como The Smiths e Stone Roses, que influenciaram bastante as bandas inglesas de Britpop dos anos 90 que fizeram muito sucesso como o próprio Oasis, Blur, The Verve e Stereophonics. Sem nunca esquecer do fenômeno Bee Gees.
O Britpop foi um gênero que fez muito sucesso nos anos 90. Oasis e Blur eram as bandas mais conhecidas do momento. Entre 95 e 97, o Oasis foi a banda mais importante do mundo - e a que mais vendia.
Em 1995, Blur e Oasis trocavam farpas pela imprensa, inclusive falando coisas de baixo nível. A rivalidade era grande e a imprensa aumentava a coisa toda. Mas tinha uma razão: as duas bandas estavam prestes a lançar os singles mais esperados do ano: Country House, do Blur e Roll With It, do Oasis. As duas gravadoras agendaram o lançamento para o mesmo dia, o que contribuiu bastante para aumentar a rivalidade - e as vendas, claro. Por fim, Country House acabou vendendo mais, mas o Oasis acabou sendo o destaque daquele ano por causa do excelente disco (What's The Story?) Morning Glory.


The Smiths, "That Is a Light That Never Goes Out"




Blur, "Song 2"




Bee Gees, "Stayin' Alive"



Stereophonics, "Mr. Writer"




Stone Roses, "Love Spreads"




Oasis, Live Forever, ao vivo em Manchester em 1996 (um daqueles shows históricos que eu havia falado acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário