terça-feira, 23 de março de 2010

American Idiot

Tom Hanks quer fazer um filme baseado no CD "American Idiot", do Green Day. Um musical estreará na Brodway em meados de Abril com o mesmo tema.

Seria interessante? Eu acho que sim e que não.

Levar conflitos de rebeldia adolescente com desilusão amorosa, revolta por causa da guerra, jovens querendo se expressar. A fórmula parece ultrapassada, mas não saturada.

Vejam: "Don't wanna be an American Idiot/don't want a nation under the new media/can you hear the sound of hysteria?/the subliminal mind fuck America". Tem como negar que esse início de música é uma espécie de bomba na cabeça dos americanos? Até os "american idiots" cantaram essa música com toda a força, tamanha é a sua força.

"Holiday" é um atentado direto ao ex-presidente Bush. "Jesus Of Suburbia" mostra um lado dos EUA meio obscurecido pelo governo. "St. Jimmy", o jovem suicida, seria capaz de matar qualquer um. Inclusive a si mesmo e ao presidente. "Wake Me Up When September Ends" é uma súplica desesperada pelo fim da guerra. Uma acusação séria: a guerra já não tem razões empíricas - nem escrúpulos.

Tudo pode ficar piegas ou interessante. Acho que vai ser um mix. Eu tenho boas perspectivas, até porque o CD é bom e tem letras boas - não entrando no mérito se o Green Day teve autenticidade ("permissão"?) para falar o que falou.

Eu quero que isso aconteça. Se pudesse estar em New York para ver a estréia do musical, não pensaria duas vezes. Tom Hanks não é de colocar seu bedelho em qualquer lugar.

Um comentário:

  1. Que idéia...tenho meus pessimismos ainda mais evidentes com as informações que vc trouxe no seu texto. Mas vamos ver né!...

    ResponderExcluir