quinta-feira, 4 de março de 2010

Dunga vai ser Hexa

"Dunga é burro"; "Dunga é teimoso"; sim, e daí?

Pensem pelo lado prático: todo técnico de seleção brasileira tem que ser burro ou teimoso. Se não ele NÃO GANHA A COPA. Parreira foi burro em 1994. Montou um esquema tático que dependia de um jogador. Mas justamente esse jogador decidiu jogar tudo e mais um pouco. Conclusão: Brasil tetracampeão. Quando ele não foi burro nem teimoso, em 2006, e colocou "o que tinha de melhor", tomou pancada.
Felipão foi teimoso. Não chamou Romário pra Copa - e olha que o país inteiro queria o cara na porra da Copa. E o que aconteceu? Pentacampeão.
Dunga vai ser teimoso e burro. Teimoso porque não vai chamar Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Burro porque o esquema tático é retranqueiro. O que vai acontecer? Acredito e MUITO no hexacampeonato. Podem me cobrar, hoje é dia 4 de Março de 2010 e faltam três meses para a Copa.

Só mais um detalhe sobre Seleção e Dunga. Ouvi muito essa semana, depois da não convocação de Ronaldinho Gaúcho, que o Dunga era injusto, já que o Gaúcho tá comendo a bola na Itália. Beleza, até posso concordar, mas a verdade é que ele foi malandro. Amigos do Estórias, coloquem uma coisa em suas cabeças: jogador consagrado, campeão do Mundo, escolhido melhor do Mundo pelo FIFA, jogador de time grande, NÃO ACEITA FICAR NO BANCO DE RESERVAS. E esse é o caso do Gaúcho e do Ronaldo. Eles JAMAIS aceitariam ficar no banco, e se ficassem iriam arrumar intriga no grupo. E o Dunga, malandramente, não chama os caras, pois grupo que tem intriga NUNCA ganha nada, mesmo se só tiver craque (1982 e 2006). Seleção brasileira não tem que ter só os craques. Nós temos jogadores pra montar cinco ou seis times de alto nível. Na Seleção brasileira tem de estar quem quer muito estar lá. A conclusão é que só valeria a pena chamar algum deles pra falar: "Aqui, você é meu craque. Entra e arrebenta". Mas pra ser reserva (e o Dunga não tira ninguém desse time que começou contra a Irlanda pra botar o Gaúcho) não vale a pena. E olha que eu sou fã de carteirinha do dois Ronaldos.

---

Estou muito curioso para ver "Percy Jackson e o Ladrão de Raios", filme baseado no livro homônimo de Rick Riordan. O livro é muito interessante, porém não era conhecido aqui no Brasil. Só fui descobri-lo graças a meu grande amigo Luiz Arhur (Serjão). E confesso que achei muito legal a estória, que conta a saga de Percy Jackson, um garoto que descobre ser filho de Poseidon e que a mitologia grega está mais próxima dele do que ele imagina. A escrita é meio falha, provavelmente culpa da tradução, mas o filme parece ser muito interessante. No elenco tem atores consagrados como Pierce Brosnan (007 contra Goldeneye) e Uma Thurman (Kill Bill). Vale a pena conferir o filme. E depois leiam os livros, claro!

E domingo, dia 7, tem Oscar. Sexta que vem (ou domingo mesmo, quem sabe), venho fazer uma resenha da premiação.

Trailer de "Percy Jackson e o Ladrão de Raios"

2 comentários:

  1. Não suporto o Dunga. Prefiro perder a copa belamente como em 1982 que se tornou uma seleção lendária, do que ganhar chatamente. Não digo q 1994 foi assim. Porque Romário e Bebeto estraçalharam. Mas esse ano... tá foda. O argumento do Dunga é igual ao seu. Vamos só dizer o seguinte: Kaká machucado não joga. Você tem coragem de dizer qual será o meio campo da seleção titular em voz alta? É constrangedor, eu não tenho coragem... Se Adriano não for titular não tem ninguém que se possa amar no time. Robinho: fanfarrão babaca, não amável, Luis Fabio: marginal escroto, não amável...

    Por mim, Gaúcho e Fenômeno entrariam de titulares. Gaúco, Kaká, Ronaldo e Adriano.

    A copa de 90, o time só era chato e perdeu. Pq? Pq Maradona era superior a tudo q tinha ali. 1994, Parreira não cortou nenhum grande. 1974, 1986, 1998... o Brasil perdeu todas essas por razões diferentes de estrelismos. Não é verdade que não tem nenhum Maradona nesse copa. Quem será o craque? Arrisco timidamente: Messi.

    Para mim, vai ser o seguinte: Brasil vai perder chatamente, Dunga vai dar um entrevista putinho, como ele sempre está e vai ser isso. Um saco.

    Me chame de maluco: para mim, final ideal: Argentina X Africa do Sul. Amor contra Amor.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo! Dunga é um babaquinha, se acha o dono da razão. Mas nesse caso é capaz que ele tenha.
    Companheiro, veja bem o caso de 2006. Aquele time era o do AMOR. Aliás, o quarteto ofensivo é igual ao que você pede agora em 2010. Ele não deixou nenhum craque de fora e perdemos pra quem? Pros IMUNDOS. Seria repetir um erro ou insistir no Amor? Eu também gostaria que o Brasil ganhasse com Amor. Mas eu sou babaca, por isso quero que ganhemos de qualquer forma.

    Sobre a final do Amor, concordo com você. Seria lindo. É a coisa utópica mais amorosa e a amorosa mais utópica que podemos pensar na Copa do Mundo. África do Sul, os oprimidos pelo Apartheid, o país em que o futebol é coisa de negrinho, contra Argentina do eterno ídolo do Amor, do cara que treina o time fumando charuto (o quão lindo foi aquilo?), do cara que revolucionou o futebol amorizando-o. Mas seria bem mais AMOR se a África fosse treinada pelo papai Joel ainda. Agora é o Botafogo que tem um toque de Amor, concorda?
    Mas sendo realista, acho que uma final do Amor seria Argentina contra Espanha. A Argentina todos sabem por quê, e a Espanha porque joga ofensivamente, contaria os especialistas, joga com Amor de verdade. Aliás, eles têm o melhor time, mas preferem perder a Copa jogando com Amor ao ganhá-la com 100 volantes desamorosos. Os espanhóis, na minha opinião, estão abdicando da Copa, mas ao mesmo tempo estão provando pra todo o mundo que o Amor pode vencer. Ou tentar. Vide a Euro-2008.

    ResponderExcluir